“Pessoas possuem tamanhos diferentes; se sentam de maneiras diferentes. E ainda assim há uma tendência de fazer todas as cadeiras iguais.”
Fazer cadeiras iguais faz bastante sentido, quando pensamos na industrialização. Designers buscam por séculos uma forma de cadeira “ideal”, em muitos casos pensadas para atender o maior número de pessoas possíveis no maior número de funções possíveis.
No entanto isso faz com que algumas pessoas se sintam bastante desconfortáveis. Obviamente a “cadeira média” é boa para alguns, mas não para todos. Pessoas muito baixas ou altas provavelmente são as que mais sofrem. E mesmo que a situação de uso da cadeira seja uniforme – por exemplo, em um restaurante todos estão para comer enquanto no escritório todos estão trabalhando em mesas – ainda assim, é importante haver distinção de cadeiras: pessoas se sentando por tempos variáveis, pessoas que se sentam largadas, inclinadas para frente, com a postura ereta.
Além disso, há questões ainda mais sutis e menos óbvias, como o fato de projetarmos nosso humor na forma como sentamos. Em alguns momentos, queremos simplesmente nos largar em uma grande cadeira acolchoada, em outros, em um simples banquinho. Claro que não vamos ficar trocando de cadeira em função do nosso humor, e em geral temos uma cadeira preferida para comer, trabalhar, ler atentamente, ler distraidamente ou simplesmente descansar. Mas um local com uma variedade de cadeiras cria imediatamente uma atmosfera com um ambiente mais rico, onde mais pessoas possam se sentir à vontade e se expressar melhor, e consequentemente uma troca de experiências mais rica.
Portanto evite mobiliar um local apenas com cadeiras idênticas. Escolha uma variedade de cadeiras. Algumas grandes, outras pequenas, umas mais leves que outras, alguns bancos, cadeiras novas, velhas, com e sem braços, algumas em madeira, outras com estofados.
Este texto é uma adaptação livre de um capítulo do livro “A Pattern Language” de Christopher Alexander. Muitos dos conceitos que utilizamos na Janela estão neste livro. Continuaremos explorando outros neste espaço em breve.